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Infraestrutura educacional no país: FNDE e MEC promovem oficina

por Plataforma dos Municípios
Infraestrutura educacional no país: FNDE e MEC promovem oficina

Infraestrutura educacional no país tem como destaque novos projetos-padrão de escolas indígenas, quilombolas e rurais

Em um encontro para promover o avanço da infraestrutura educacional no Brasil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em colaboração com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), realizaram na última terça-feira, 20, a Oficina de Infraestrutura Educacional. O evento, que aconteceu no auditório da autarquia federal, teve como principal objetivo revisar e enriquecer o portfólio de projetos referenciais do FNDE para o quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Infraestrutura educacional no país

Este ciclo do PAR visa oferecer um diagnóstico preciso sobre a infraestrutura educacional no país, além de planejamento e gestão efetivos para políticas educacionais. Além disso, a iniciativa é parte de uma estratégia de assistência técnica e financeira proporcionada aos entes federados, buscando aprimorar a qualidade e a equidade na educação básica.

Todavia, segundo Ernesto Heinzelmann, empresário e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Coree, voltado à educação, cultura, esportes e inovação, ele relembra a edição de 2022 (ainda não foi divulgado a pesquisa 2023) do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), onde aponta que há um grande alerta para a educação no Brasil. Vale destacar que o objetivo do PISA é mensurar o conhecimento básico desses jovens, além de sua capacidade de compreensão de textos e problemas matemáticos.

Como foi o encontro no FNDE

Durante o evento, a Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE apresentou novos projetos-padrão focados na construção de escolas destinadas a comunidades indígenas, quilombolas e rurais. Na ocasião, também foi discutida a implementação de um sistema de energia fotovoltaica em unidades escolares, com a previsão de instalação em escolas-piloto.

Flávia de Holanda Schmidt, diretora do FNDE, enfatizou a importância do evento como um momento de intercâmbio estruturado com as áreas técnicas do MEC. “Essa colaboração é crucial para diversificar e atualizar as iniciativas de infraestrutura educacional dentro do PAR. Alinhar nossas ações com os programas prioritários do ministério é uma diretriz essencial de nossa gestão, e a oficina de hoje é um passo importante para definirmos nosso plano de ação para 2024, com foco persistente na educação básica de qualidade e equidade”, afirmou Schmidt.

Alinhamento pedagógico e de infraestrutura

Por sua vez, a diretora de apoio à gestão educacional da SEB, Anita Stefani, destacou a relevância do evento para a melhoria contínua da infraestrutura educacional no país. “O objetivo inicial é alinhar cada vez mais áreas técnicas de âmbito pedagógico da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Diversidade e Inclusão, para dialogar melhor com os projetos de infraestrutura educacional que o FNDE desenvolve e toca”, explicou Stefani.

Stefani frisou ainda que o encontro foi uma oportunidade para revisar o portfólio atual de projetos do FNDE e identificar as necessidades emergentes de populações e modalidades educacionais específicas, visando a inclusão de novos projetos no portfólio.

Cooperação

Por fim, representando a Secadi, Maurício Ernica chamou a atenção para a relevância do encontro para a cooperação entre o FNDE e as secretarias do MEC. “A oficina é um marco na nossa colaboração contínua para abordar o desafio crítico da infraestrutura educacional. A Secadi mantém uma relação sólida com o FNDE, que está sempre atento às nossas necessidades, especialmente no que diz respeito à oferta educacional diferenciada e ao cuidado com populações com demandas específicas. Estamos otimistas de que as deliberações de hoje se converterão em ações concretas para atender a essas necessidades”, disse Ernica.

O encontro representa mais um esforço conjunto do governo federal para enfrentar os desafios da infraestrutura educacional no Brasil, visando transformar as demandas em ações efetivas que beneficiarão comunidades por todo o país.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/vetores-gratis/vetor-de-fundo-geometrico-de-educacao-cientifica-em-remix-digital-gradiente-azul_17213260.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=f4322646-c0b2-4e90-9f5a-39a3c4c0b128

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