Início Economia Programa Adolescente Aprendiz recomeça oficialmente em Diadema

Programa Adolescente Aprendiz recomeça oficialmente em Diadema

por Plataforma dos Municípios
Programa Adolescente Aprendiz

Programa Adolescente Aprendiz contou com declaração do rapper Emicida

Na semana passada, a cidade de Diadema contou com uma declaração do rapper Emicida para 500 estudantes da Rede Pública Municipal sobre o retorno do programa Adolescente Aprendiz.

“Depois que você adquire conhecimento, ele é seu e se transforma numa ferramenta para você conseguir destravar cada um dos problemas que aparecem na sua realidade.”

Programa Adolescente Aprendiz

O programa Adolescente Aprendiz é uma iniciativa da Prefeitura, que teve início oficial na última sexta-feira (18), em aula inaugural realizada no Teatro Clara Nunes.

Mensagem de Emicida

Apesar do retorno só agora, a mensagem enviada por Emicida foi gravada em outubro do ano passado. Na ocasião, o programa tinha acabado de se transformar em lei municipal com aprovação unânime da Câmara de Vereadores. Porém, pela primeira vez foi vista e ouvida por todos os jovens entre 14 e 17 anos que se inscreveram nesta primeira fase do programa. A previsão é que outras 200 vagas sejam abertas até o final do ano, movimentando a economia local.

Segundo o músico, que é um dos grandes incentivadores das políticas sociais e fomento à cultura do país:

“Com essa capacidade de não cair em qualquer xaveco e criar pontes que superem as barreiras que aparecem na nossa vida é que a gente vai transformando o mundo num lugar melhor, firmão? Acredito em cada um e cada uma de vocês. Torço, luto e tamo junto. Valeu Secretaria de Educação de Diadema, força, até a vitória. Valeu juventude que está no programa Adolescente Aprendiz, tamo junto.”

Aula inaugural do Programa Adolescente Aprendiz

Na aula inaugural, estiveram presentes o prefeito José de Filippi Júnior, a secretária de Educação Ana Lúcia Sanches, o presidente da Câmara de Vereadores, Josa Queiroz, a secretária de Assistência Social, Márcia Barral,  o secretário de Mobilidade e Transportes, Osvaldo Misso, o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Maninho.

O programa

O Programa Adolescente Aprendiz visa o desenvolvimento durante o contraturno nas escolas, ações pedagógicas, além do desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes entre 14 e 17 anos parar integrá-los ao mercado de trabalho. As atividades nos núcleos habitacionais da cidade, locais onde o programa será ofertado, começam nesta segunda-feira (21).

Sua aplicação compõe o conjunto de políticas públicas de educação integral do município. Além disso, uma das novidades do novo formato do programa é sua descentralização, levando as atividades para mais próximo de onde vivem os adolescentes.

As escolas que oferecem o Programa Mais Educação também farão parte do processo de formação dos adolescentes.

Contudo, o programa foi dividido em duas modalidades: o Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, para quem tem idade de 14 e 15 anos; e o Adolescente Aprendiz Travessia, para quem tem de 16 a 17 anos. Nos dois casos os adolescentes deverão frequentar as atividades segundo o calendário anual do Programa.

Benefício mensal

Por fim, os adolescentes participantes receberão um benefício mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do programa. Para os beneficiários do Programa Adolescente Aprendiz Primeiros Passos, o valor é de R$ 150. E para os beneficiários do Programa Aprendiz Travessia, o valor é R$ 300.

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas