Início Política Vereadores de Poços de Caldas querem ampliar centros de assistência a queimados

Vereadores de Poços de Caldas querem ampliar centros de assistência a queimados

por Plataforma dos Municípios
Vereadores de Poços de Caldas

Vereadores de Poços de Caldas pretendem garantir aos pacientes a devida assistência nos vários níveis de complexidade

Na semana passada, uma Moção de Apelo de ordem política foi aprovada pelos vereadores de Poços de Caldas. A intenção é solicitar ao governo estadual a expensão dos Centros de Referência em Assistência a Queimados em Minas Gerais. A proposição é de autoria dos vereadores Lucas Arruda (Rede), Tiago Braz (Rede) e Diney Lenon (PT).

Vereadores de Poços de Caldas

Além disso, no documento os vereadores de Poços de Caldas pontuam que os Centros de Referência em Assistência a Queimados são regulamentados pela Portaria nº 1.273/2000, que dispõe sobre a criação, o credenciamento e os procedimentos de operacionalização dessas unidades. O objetivo delas é garantir aos pacientes a devida assistência nos vários níveis de complexidade, por intermédio de equipes multiprofissionais, com o uso de métodos e técnicas terapêuticas específicas.

Números de leitos

Contudo, os parlamentares ressaltaram ainda na Moção que, hoje, o Estado de Minas Gerais possui número de leitos especializados em queimaduras menor que 50% do permitido pelo Ministério da Saúde. A Portaria determina ainda que o Centro de Referência (Alta Complexidade ou Intermediário) deverá contar com, no mínimo, oito leitos e, no máximo, 20 leitos. Pelo fato de o Estado poder ter até sete centros especializados, entende-se que deveria ter 140 leitos à disposição.

Solicitação dos vereadores de Poços de Caldas

Sendo assim, diante deste cenário, os vereadores solicitam ao governo estadual que busquem credenciar todos os leitos possíveis e permitidos pela União, afirma Lucas Arruda.

“É inadmissível que um Estado do tamanho de Minas Gerais não dê conta de cuidar de seus pacientes de queimados. Nós sofremos , nesta última semana, uma situação muito delicada com a questão da Emily e também da Mayara, que lutaram por vaga em hospital especializado. Nós temos receio de que essa demora possa trazer sequelas irreparáveis ao longo da vida, ainda pior que o momentos que elas já passaram.”

Ele disse também que a Moção do Apelo é sensibilizar o Estado de Minas Gerais.  

“Caso aconteça um acidente de grandes proporções de queimados, essas pessoas, infelizmente, não terão o atendimento adequado.”

Urgência

Porém, Tiago Braz reforça que é urgente essa expansão dos Centros Especializados em Queimados.

“O governador precisa intervir, visto que o tratamento deste tipo de situação é demorado e isso faz com que os leitos estejam sempre lotados. Pedimos que a Secretaria de Estado de Saúde tome as providências necessárias para que a população de Minas tenha um atendimento de qualidade nessa especialidade.”

Investimento

Por fim, o vereador Diney Lenon ressalta que é necessário investir mais nesta área.

Ele revela que no caso ocorrido com a Emily, veio à tona um problema do estado mineiro, do sistema de saúde. Ou seja, a falta de investimento no setor. Além de uma ação concreta do Estado para garantir o atendimento às vítimas de queimadura.  

*Foto: Reprodução

Postagens relacionadas