Início Cultura Congadeiros de São Domingos das Dores: saiba como a festa deste domingo

Congadeiros de São Domingos das Dores: saiba como a festa deste domingo

por Plataforma dos Municípios
Congadeiros de São Domingos das Dores

Congadeiros de São Domingos das Dores promoveram ontem (13) a Missa Conga e a coroação dos resis festeiros da Festa de Nossa Senhora do Rosário

Nesse domingo (13), ocorreu na cidade de São Domingos das Dores, no Leste de Minas, distante 45 km de Caratinga, a grande festa da cultura Congadeira. No local aconteceu também a coroação de Paulo Lúcio e Margarida Maria para reis festeiros da Festa de Nossa Senhora do Rosário, agendada para maio. Além disso, a festa promoveu o registro da Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito de São Domingos das Dores.

Congadeiros de São Domingos das Dores

O evento dos congadeiros de São Domingos das Dores foi marcado pela celebração da Missa Conga. Ela foi presidida pelo Padre José Raul dos Santos de Oliveira, e contou também com a comitiva do Subdiretório do Médio Piracicaba, liderada pela presidente Irene das Dores, e Aparecida Marques, a Dona Laide.

O evento teve ainda a participação especial do músico percussionista Mestre Luís Fabiano dos Santos, Capitão-Mor da Guarda de Moçambique, de Timóteo.

Assembleia de capacitação da preservação dos valores

Após o almoço, foi realizada a assembleia de capacitação da preservação dos valores. Nesta assembleia, o Primeiro Marechal, Juarez Damiano, falou sobre o papel da identidade do congadeiro, com a fé e comprometimento com Santo Rosário de Maria.

Vale lembrar que o Marechal Antônio Rosa, deu o seu testemunho de vida, no qual se livrou da morte através de muitas orações dos irmãos congadeiros. A presidente Irene das Dores, disse que ser Rainha, mãe, mulher de paz, é carregar o manto sagrado da Virgem Maria, em uma caminhada de amor.

Congado no meio religioso

O Padre José de Fátima destacou a importância do Congado no meio religioso. Ele afirma que isso vem ganhando força nos movimentos da igreja católica.

Por fim, uma liderança jovem se destacou no evento, o Capitão Regente, Vitor Fonseca da Trindade. Ele agradeceu o apoio que ele recebe de sua guarda no processo de resgate do Congado em São Domingos das Dores, que ficou parado durante anos.

*Foto: Divulgação

Postagens relacionadas