Aquário de Santos tem visita noturna e ovos de tubarão

Em 2019, aquário santista recebeu pouco mais de 430 mil visitantes; o local foi inaugurado em 1945

Distante a 72 km da capital de São Paulo, o aquário de Santos é considerado o mais antigo do Brasil, em termos de espaço público. Para o mês de janeiro, o local da baixada santista promoverá uma extensa programação, justamente para atrair um maior número de visitantes durante o período de férias escolares.

Aquário de Santos – novidades do verão 2020

A grande novidade que estará presente no aquário do litoral sul paulista é a exposição ao público de ovos de tubarão-gato, espécie originária do sudeste asiático. Atualmente, os filhotes estão em gestação em um tanque-berçário e nascem em até seis meses.  

Neste espaço, os visitantes poderão ter explicações sobre a espécie, que recebe este nome por se tratar um animal de hábitos noturnos. Eles nascem com cerca de 9 cm de comprimento e podem atingir até 70 cm na fase adulta.

Segundo o secretário de meio ambiente de Santos, Marcos Libório:

“O Aquário de Santos tem um viés de educação ambiental muito forte. Realizaremos uma exposição mostrando brinquedos que vieram parar na praia. Ela se chamará infância perdida e trará muita conscientização.”

Visitação em 2019

Principal atração turística da cidade, o Aquário de Santos é um local bastante visitado e foi inaugurado em 1945. Só no ano passado, mais de 431 pessoas passaram por lá.

Por ser época de férias escolares, o mês de janeiro é o mês mais aguardado de visitações pela instituição, que afirma que neste mesmo período em 2019 o espaço recebeu 81.075 pessoas. Já em julho do mesmo ano, este número caiu para 51.979 e no decorrer dos outros meses, o índice não superou as 30 mil visitações.

Perda principal no aquário

Em agosto do ano passado, o aquário teve de lidar com uma grande perda, sendo uma de suas principais atrações, o leão-marinho Abaré Inti, que significa o amigo do homem em tupi-guarani. Ele fazia parte do equipamento desde 2011. Sobre isso Libório contou à Folha de S. Paulo:

 “A perda foi um choque. A causa foi um problema congênito, torção em uma alça do intestino. Aguardamos um animal que precise de um abrigo. Não capturamos, monitoramos um animal que precise de recuperação, que possa ser ajudado, ou que já seja de cativeiro e possa ocupar esse espaço.”

No local, existem aproximadamente mil animais e muitas espécies podem ser observadas pelo público, como pinguins, tartarugas-verdes, tubarões, moreias, cavalos marinhos, estrelas e ouriços-do-mar, tambaquis e outros.

Serviço

Quem deseja conhecer ou revisitar o Aquário Municipal de Santos, ele fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos, pontos facultativos e feriados, das 9h às 20h.

Já o endereço é Praça Luiz La Scala, s/nº, Ponta da Praia. A entrada custa R$ 8.

Para outras informações, basta ligar no número (13) 3278-7830.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação