Campanha da LBV vai arrecadar alimentos para municípios cearenses

Além de toneladas de alimentos, campanha da LBV, intitulada “Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia, também receberá doações de produtos de higiene

Assim como outros estados brasileiros, o Ceará foi fortemente atingido pela pandemia de Covid-19. Portanto, a necessidade de ajudar os menos favorecidos foi extremamente urgente.

Diante desse cenário, a instituição Legião da Boa Vontade (LBV) do Estado lançou uma campanha para arrecadar 56 toneladas entre alimentos e produtos de higiene. Ambos serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em nove municípios, entre os quais, a capital Fortaleza.

Campanha da LBV

Intitulada “Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia”, neste ano de crise na saúde terá como foco ajudar pessoas inseridas na categoria “insegurança alimentar”. A expressão vem da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo tem o objetivo de amenizar a fome que integra a realidade de inúmeras famílias.

Sobre isso, a gestora social da instituição no Ceará, Dora Lavareda, revela ao jornal Diário do Nordeste:

“Nós pensamos nesse momento em que estamos vivendo, nesse período de pandemia, em que as famílias saíram de suas rotinas, perderam suas rendas e que estão totalmente dependendo de ajuda e benefícios. A questão da vulnerabilidade social aumentou muito.”

Ela ainda complementa:

“Nesse período agora, a gente amplia esse olhar em relação às necessidades que essas famílias estão passando, em relação a ajudar elas e ajudar essas crianças [que já tem vivência na instituição e teve que ser pausada pela pandemia], de garantir alimentação para nossas essas crianças e adolescentes, e para os nossos idosos também.”

Arrecadação de alimentos e produtos de higiene em outras regiões

Além da campanha da LBV, outras instituições sem fins lucrativos também arregaçaram as mangas para ajudarem outras regiões do país. É o caso da entidade OS Pró-Saúde, que meses atrás ajudou famílias de crianças que integram suas creches na zona leste de São Paulo.  

Como será a ação de Natal

A ação de Natal da LBV já acontece há alguns anos. Só no ano passado a instituição doou 30 toneladas de alimentos para famílias cearenses. Na edição 2020, a meta é arrecadar e entregar 40 toneladas de alimentos e 16 toneladas de produtos de higiene. Sendo assim, a campanha atingirá duas mil famílias distribuídas em nove municípios do Estado. São eles: Canindé, Caucaia, Caridade, Fortaleza, Irauçuba, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Pacatuba. Dora revela que nestas localidades, a LBV atua com a ajuda de instituições parceiras:

“Nós atuamos nesses municípios por meio de instituições parceiras, que a Legião da Boa Vontade atende, que são pequenas e que não tem tanto recurso, ou tanto apoio, mas que as pessoas precisam igualmente de ajuda.”

Fortaleza

No caso da capital do Estado, a campanha da LBV atuará da seguinte forma, pontua Lavareda:

“Em Fortaleza, nós vamos atuar em vários bairros, várias localidades, principalmente os mais distantes e periféricos, que sofrem com essa carência e com essa questão da fome, que é uma realidade também da nossa cidade.”

arrecadação

A campanha da LBV conta com um planejamento para atingir as duas mil famílias mapeadas. Sendo assim, a instituição receberá doações de alimentos, como: arroz, feijão, óleo, açúcar, café, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, canjiquinha, fubá, farinha de trigo, farinha de milho, extrato de tomate e sal. Além de produtos de higiene, como: água sanitária, sabão em barra e detergente. Todos estes itens se tornaram indispensáveis durante a pandemia. 

Antes da pandemia, Dora explica que a LBV não costumava doar materiais de limpeza em suas campanhas de Natal:

“Pensando em toda a dificuldade que as famílias vem enfrentando para conseguir o mínimo, o básico, e em todos os pedidos que viemos recebendo [durante toda a pandemia] de produtos de limpeza, de kits de higiene pessoal, então nós ampliamos a campanha para trabalhar em cima da necessidade das pessoas. Nós vimos a importância desses kits de limpeza, além da alimentação, para essas famílias.”

Entregas dos kits

Segundo a gestora, a entrega das cestas básicas e kits de higiene serão realizados a partir do dia 20 de novembro, com encerramento no dia 18 de dezembro. O período extenso da campanha da LBV, em relação à entrega, é para seguir todos os protocolos de higiene sanitária, o que inclui o agendamento das entregas, a fim de evitar aglomerações, como a gestora conclui:

“Sem a colaboração e sensibilização do próximo, sem o entendimento da necessidade de ajudar, nós não conseguiremos bater a nossa meta. Então, é muito importante essa ajuda, porque existem muitas famílias que estão sofrendo com a fome e muito perto da gente.” 

Local de doação

Para quem quiser doar dinheiro, os valores poderão ser repassados por meio do site da instituição

Mas para quem quiser levar pessoalmente alimentos e produtos de higiene, poderão se dirigir à Unidade de atendimento da LBV, situada à Rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Mais informações pelo telefone (85) 3484-3533.

*Foto: Divulgação