HC de Ribeirão Preto atende mais de 190 mulheres com câncer de mama

A instituição já atendeu 1.153 pacientes desde 2013, que foram diagnosticadas com câncer de mama

Não é só durante o Outubro Rosa, que o atendimento às mulheres com câncer de mama é intensificado no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A instituição chega a atender em torno de 190 pacientes com a doença ao longo do ano. Isso acontece desde o ano de 2013, e de lá para cá o HC-RP já atendeu 1.153 mulheres portadoras da doença.

Relatório sobre o câncer de mama

Segundo levantamento da área de saúde, no total, 30% dos tipos de câncer que atingem a mulher é nas mamas. Em todo o país, aproximadamente 60 mil casos são detectados por ano. Para a médica da instituição Isabela Buzatto, é de suma importância realizar trabalhos em prol da conscientização contra a doença, que afirmou à revista Revide:

“Essa é uma doença que tem cura. Quando ela é descoberto em estágios iniciais, a chance de melhora é muito alta e supera os 90%, então o objetivo das campanhas de conscientização são para isso. Tem tratamento e é possível vencer a doença. Entretanto, enquanto isso, se descobrimos o câncer em uma fase mais avançada, a chance de cura diminui muito. O diagnóstico precoce salva vidas”.

Criação do Outubro Rosa

No começo da década de 1990 foi criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, chamado Outubro Rosa. A data é comemorada anualmente, com o intuito de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações importantes de prevenção, além de possibilitar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, na intenção de contribuir para a diminuição do índice de mortalidade. Isabela também ressalta:

 “Mesmo com várias campanhas, grande parte das pacientes com câncer de mama ainda não o descobrem cedo por vários motivos, pois eu acho que falta um pouco de conhecimento da população, acesso aos serviços de saúde, ao diagnóstico e aos tratamentos. É um conjunto de fatores que nos levam ainda hoje a vermos semanalmente casos tão avançados chegando no hospital”.

Para a campanha de conscientização do câncer de mama deste ano, o HC de Ribeirão Preto vai realizar uma série de atividades de alerta e prevenção para a mulher. Toda a agenda e cronograma dessas ações podem ser acessados por meio da página do Facebook da instituição. Isabela finaliza suas explicações, dizendo que:

 “Na campanha desse ano, queremos usar nossas pacientes e funcionários do hospital como instrumentos para divulgar e dizer que é possível tratar, resolver problemas e que precisamos realmente ficar atentas ao nosso corpo, nos conhecer e nos casos positivos descobrir a doença cedo”.

Na luta contra o câncer de mama, outra cidade do estado paulista também está desenvolvendo ações de prevenção e conscientização da doença, trata-se do município de Barueri, relembre aqui.

Fonte: revista Revide

*Foto: Divulgação