Ciretrans se transformam em unidades do Poupatempo no estado de SP

Com a transformação das Ciretrans em postos do Poupatempo, o estado paulista passará de 75 unidades para 340 nos próximos dois anos

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira que vai transformar as Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) em postos do Poupatempo. Portanto, o Estado passará de 75 unidades para 340 nos próximos dois anos.

Só no Grande ABC serão mais seis postos de atendimentos, facilitando o cotidiano de seus habitantes. No entanto, a única cidade desse entorno que não foi contemplada é Santo André. Neste caso, a Ciretran do município já opera no mesmo local do Poupatempo, situada dentro do Atrium Shopping.

Transformação das Ciretrans em postos do Poupatempo

Na coletiva de imprensa de hoje, realizada pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que substitui o governador João Doria (PSDB) nos eventos públicos até que ele se recupere da Covid-19, também anunciou o retorno dos atendimentos presenciais nas unidades do Poupatempo. Sendo assim, os postos de São Bernardo do Campo e Mauá voltam às atividades na próxima quarta-feira (19), e Santo André só no dia 2 de setembro. Todavia, a capacidade de atendimento será reduzida a 30%, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Agendamento

A partir de terça-feira (18), entra em operação o agendamento para atendimentos nos postos físicos. Eles podem ser feito por meio do site oficial.

Vale ressaltar que nesta primeira fase de reabertura a prioridade será para os serviços de tenha a necessidade de a pessoa ir até à unidade. Isso engloba: primeira emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e expedição de RG (Registro Geral). Sobre isso, Ernesto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP, explicou:

“É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran-SP hoje já estão disponíveis on-line e 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão.”

Operação das Ciretrans como Poupatempo

Além dessas duas unidades da região, também já vai entrar em operação o novo modelo em parceria com as Ciretrans. As unidades de atendimento serão as seguintes: Sé e Itaquera, em São Paulo; Mogi das Cruzes; Alto do Tietê; Santos e Guarujá, no litoral; e Bauru, no interior. O cronograma da retomada será semanal, até o dia 28 de outubro, momento em que todas as unidades do Estado já devem estar em funcionamento.

Plano São Paulo

Além disso, a reabertura dos postos segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo. Em suma, com a flexibilização autorizada somente para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja. Ao todo, de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans, e oito unidades como Poupatempo.

No caso da Ciretrans que ainda continuam exclusivas para atendimentos sobre assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a plena transição da remodelação, que deve ser concluída até 2022.

O vice-governador reforçou:

“É a maior expansão do Poupatempo em seus 23 anos de história.”

Por fim, ele comemorou a junção do Detran e Poupatempo:

“A partir de agora, Detran e Poupatempo são um único lugar de atendimento ao público e essas unidades serão transformadas em unidades presenciais do Poupatempo nos próximos dois anos.”

*Foto: Divulgação/Alessandro Valle/ ABCDigipress