Construção de Cuca no Vicente Pinzón: Governo cede terreno

Cuca no Vicente Pinzón será viabilizado por meio da Prefeitura de Fortaleza; vale lembrar que a construção do equipamento consta nos planos da gestão municipal desde 2020

O Governo do Estado do Ceará cedeu à Prefeitura de Fortaleza um imóvel que fica no bairro Vicente Pinzón. No local será construído um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) e uma escola municipal. O terreno cedido era a sede do antigo Centro Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Maria Felício Lopes.

Construção de Cuca no Vicente Pinzón

A cessão para a construção de Cuca no Vicente Pinzón foi autorizada pela lei estadual 18.093/22, publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (3). 

Hoje, o imóvel cedido, está sob a responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc). O imóvel possui 90 metros de frente e 171 metros em cada lateral. A área é de 15.390 m² e fica próxima ao Residencial do Alto da Paz.

No entanto, vale destacar que o Cuca do Vicente Pinzón está nos planos da prefeitura há algum tempo. E na discussão orçamentária de 2022 foi defendido como uma das obras prioritárias.

Detalhes da cessão do Cuca no Vicente Pinzón

A Lei Estadual aponta que a cessão será formalizada por meio de Termo de Cessão de Uso, mediante cláusulas e condições nele estabelecido. Além disso, existe o caso de que, se não for utilizado para a construção do Cuca e da escola, o imóvel com todas as benfeitorias e sem qualquer indenização, deve retornar ao Estado.

CEI Rachel Guimarães Martins Barbosa

Em novembro de 2011, o prefeito José Sarto inaugurou, em uma área vizinha cedida, o Centro de Educação Infantil (CEI) Rachel Guimarães Martins Barbosa. Na inauguração, Sarto anunciou a construção de um novo Cuca, a ser estruturado ao lado do CEI.

Na ocasião, o gestor afirmou que o Cuca no Vicente Pinzón estava em fase de elaboração, com previsão para início das obras em 2022.

Cuca do bairro Pici

Em abril deste ano, a Prefeitura inaugurou o mais recente Cuca de Fortaleza, no bairro Pici. O equipamento custou quase R$ 26,4 milhões, e foi construído onde funcionava o antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU) e possui cerca de 16 mil m² de área.

Fortaleza tem 5 Cucas:

Cuca Barra
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará;

Cuca Mondubim
Endereço: Rua Santa Marlúcia, s/n, Mondubim;

Cuca Jangurussu
Endereço: Av. Castelo de Castro esq Av. Contorno Leste, s/n, Jangurussu;

Cuca Pici
Endereço: Coronel Matos Dourado, 1499, Pici;

Cuca José Walter
Endereço: Rua 69, José Walter, ao lado da Areninha.

Contudo, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici, segundo a Prefeitura, atendem prioritariamente jovens de 15 a 29 anos. Os locais oferecem cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil.

*Foto: Reprodução/Google Maps