Moeda Pet: projeto arrecada mais de 9 mil garrafas plásticas em Santo André

Programa Moeda Pet já distribuiu 482 quilos de ração para cães e gatos na região; e material será encaminhado para cooperativas da cidade

No último sábado (28), a Prefeitura de Santo André realizou, no Parque Central, mais uma edição do Moeda Pet. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães ou gatos, arrecadou 9.640 garrafas plásticas e entregou 482 quilos de ração.

Programa Moeda Pet

O programa Moeda Pet determina que cada quilo de garrafas plásticas equivale a 36 garrafas de 600 ml, 26 garrafas de um litro ou 20 garrafas de dois litros. Além disso, o material é trocado por um quilo de ração. E quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas.

Gisele Simone Bance, moradora do Parque Jaçatuba e integrante da ONG Agita (Associação em Prol dos Animais), marcou presença para fazer sua doação.

“É um sistema fantástico que contribui com o meio ambiente e para os animais que mais precisam.”

Cooperativas

Contudo, o material reciclável arrecadado com as trocas é destinado às cooperativas que ficam no Aterro Municipal de Santo André. Ali, ele é vendido, e muda o cotidiano dessas famílias cooperadas. Além de promover a reciclagem, geração de renda e de ganho ambiental e social.

O projeto

O Moeda Pet é uma ação do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, e parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também conta com a participação do Banco de Rações e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

*Foto: Reprodução