Niterói libera música ao vivo e jogos de futebol após índice de covid cair

Niterói libera música ao vivo após se manter estável em nível alto por quatro semanas seguidas

Após se manter estável em nível alto por quatro semanas seguidas, com 9,63 pontos, o indicador síntese — conjunto de indicadores que orientam as ações municipais no combate à Covid-19 — está em queda há duas semanas. No último dia 23, ele caiu de 7,88 para 7,25 pontos, mantendo a cidade no estágio Amarelo 2. No entanto, está mais longe do sinal Laranja, de atenção máxima, ao qual a cidade voltará caso passe de 10 pontos.

Niterói libera música ao vivo

Diante deste índice, a prefeitura de Niterói libera música ao vivo. Mas para tal movimento de cultura ocorrer, eles precisam ser realizados com público em espaços privados com autorização para funcionar, como bares e restaurantes.

De acordo com o decreto, os jogos de futebol também foram liberados, seguindo os protocolos e apenas nos espaços autorizados.

Vale lembrar que o município também abriu recentemente uma exposição nos Correios de Niterói, onde o público pode interagir com as obras de arte.

Queda no número de internações

Em decorrência da queda do indicador síntese, os números de internações em leitos públicos de CTI e de novos casos, que estavam em alta, vêm caindo nas duas últimas semanas.

Durante uma live para explicar o decreto que fez Niterói liberar música ao vivo e jogos de futebol, o prefeito Axel Grael disse que sempre que são tomadas medidas como esta, a prefeitura conversa com os interlocutores desses setores para alinhar os protocolos a serem seguidos:

“Abrimos uma janela para o retorno dessa atividade e, no próximo dia 13, vamos avaliar o cenário da cidade e decidir se continuamos ou não. É importante lembrar que o decreto não autoriza a realização de eventos, festas ou aglomerações. O decreto permite apenas apresentações de músicos em bares e restaurantes, seguindo os protocolos sanitários.”

Horários

Segundo o decreto, as apresentações podem ser feitas entre 11h e 22h. Nas sextas-feiras, o horário pode ser estendido até às 23h. E cada apresentação precisa ter um tempo máximo de três horas.

Além disso, todos os presentes nestes eventos precisam usar máscara, com exceção somente para os músicos e cantores durante as apresentações e sessões de hidratação. Já pessoas com temperatura acima de 37,2 graus ou quaisquer sintomas de gripe ou resfriado não poderão participar das atividades.

Nos locais das apresentações deverá ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as pessoas em espaços fechados e de 1,5 metro para os espaços abertos. O distanciamento terá que ser respeitado, inclusive entre os músicos. Eles deverão se apresentar a uma distância mínima de dois metros do público.

*Foto: Divulgação/Marcelo Almo