Prefeito de SJC assina acordo para trocas em inovação com mexicanos

Uma carta de interesses foi assinada por Felício Ramuth e mais sete prefeitos brasileiros, no evento Smart City Expo Latam Congress

O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), viajou ao México juntamente com mais sete prefeitos brasileiros. Eles assinaram uma Carta de Interesses com a prefeitura de Puebla com o intuito de partilhar projetos de inovação e tecnologia entre as cidades participantes.

Felício teve contato com soluções de outros povos nestes setores, além de apresentar a estes representantes as soluções em inovação e tecnologia aplicadas em São José dos Campos em sua gestão.

Tudo isso aconteceu durante o evento Smart City Expo Latam Congress 2019.

Em entrevista ao site local Meon, o prefeito comentou:

“A realidade das cidades do México é muito próxima das cidades do Brasil. Os prefeitos puderam conhecer as soluções de São José e também escutei as soluções para conhecer novas tecnologias. […]Vamos continuar trocando experiências, tanto as que deram certo, quanto as que deram errado”.

Viagem

A viagem de Ramuth foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Além disso, ele será o representante dos prefeitos de todo país no debate sobre o Plano Nacional de Mobilidade Metropolitana. O encontro acontecerá em Brasília, na próxima semana.

O prefeito também procurou deixar claro ao portal de notícias que não costuma divulgar suas viagens de trabalho nas redes sociais. O motivo é para não criar expectativas a respeito de soluções que ainda não estejam concretizadas. Só anuncia algo que possa trazer benefícios à população de fato.

Ele ainda complementou:

“Não costumo publicar algo que estou estudando, que pode ou não se tornar solução pra cidade. A ‘Linha Verde’, por exemplo, é uma solução que vi ao redor do mundo, mas divulgamos quando efetivamente virou realidade”.

Aplicativo ‘AcessoJá’

A cidade de São José dos Campos é considerada como um lugar de inovações e prova disso é o prêmio InovaCidade que reconheceu o feito do município paulista com seu aplicativo ‘AcessoJá’.  

Este serviço ajuda pessoas que possuem dificuldades de locomoção. É como um transporte público que busca quem precisa em seus lares. No entanto, elas têm condições de serem transportadas em veículos que não precisam ser adaptados a elas.

O projeto será homenageado no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019. O evento ocorrerá de 22 a 24 de julho, em São Paulo. De acordo com seus organizadores, o ‘AcessoJá’ é exatamente uma iniciativa que se adapta ao conceito de ‘cidades inteligentes’ e que gera mais um pregresso à cidade que conhecida por suas inovações tecnológicas.

Como funciona

O sistema funciona via aplicativo e disponibiliza um veículo particular convencional. A única diferença é que o público-alvo são pessoas que possuem mobilidade reduzida. Agora, o serviço também conta com vans adaptadas.

Para o prefeito, o reconhecimento do prêmio para o ‘AcessoJá’ prova que a cidade está trilhando o caminho certo em termos de inovação.

E ainda conclui:

“É mais um reconhecimento das soluções tecnológicas que facilitam a vida do cidadão. O ‘AcessoJá’ é a experiência clara de que a tecnologia e inovação ajudou. […]Antes as pessoas tinham que agendar o deslocamento com 15 dias de antecedência. Agora podem pedir o carro como em um aplicativo de transporte normal”.

Fonte: Portal de notícias Meon

*Foto: Divulgação