Tarifa da água em Araraquara aumenta e moradores reclamam

Tarifa da água em Araraquara divide opiniões na cidade, com a alta de quase 17% na taxa cobrada pelo Daae, a partir de fevereiro

No fim de dezembro, foi feito um anúncio que revelou o aumento da tarifa da água em Araraquara, impactando o cotidiano da região. A taxa é cobrada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), e a partir de fevereiro ela ficará 16,83% mais cara. Sendo assim, a notícia repercutiu negatividade entre a população do município do interior paulista.

Aumento da tarifa da água em Araraquara

Para a funcionária pública Rita Aparecida, em declaração ao portal Acidade ON:

“É um absurdo, porque a gente já paga tanto imposto, tanta coisa. O salário sobe uma vez por ano e as coisas vão subindo, a gasolina sobre praticamente todo mês. O dinheiro não tem mais valor.”

Já para o motorista de aplicativo Edmilson Lira, seus ganhos não acompanham a alta da tarifa. E ta situação acaba exigindo mais horas de trabalho pelas ruas da cidade.

“Está tudo muito caro e você tem que trabalhar dez, doze horas, pra tentar pagar as contas e levar comida pra dentro de casa.”

Reajuste injustificável

Por outro lado, o professor José Pedro Renzi, que também integra o Conselho do Daae, o reajuste é injustificável diante da atual crise econômica que o Brasil enfrenta. Ele chegou a sugerir alternativas. Entre as quais: um aumento progressivo na tarifa de água.

“Estamos vivendo uma crise de desemprego, arroxo salarial, meu posicionamento é contrário ao aumento. Poderia escalonar, para quem mora sozinho, para quem tem chácaras, áreas de lazer e gasta mais água. Eu acho também que deveriam fazer uma campanha pra evitar o desperdício da água.”

Reajuste

O reajuste foi divulgado na última semana de 2021, por meio de um documento da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), apontando a alteração nos valores praticados pelo Daae.

De acordo com o documento, o reajuste será aplicado em todas as categorias e faixas de consumo. A ARES-PCJ é o órgão que define a composição tarifária do Daae, por meio de convênio de cooperação firmado com Araraquara.

Além da água, o comunicado adianta que outros serviços praticados pelo Daae sofrerão reajustes. Eles podem chegar a 10,67%, também a partir de fevereiro.

*Foto: Unsplash/Luemen Carlson