Início Política Estado de calamidade pública no Paraná permanece

Estado de calamidade pública no Paraná permanece

por Plataforma dos Municípios
estado de calamidade pública no paraná permanece

Decreto prorroga estado de calamidade pública no Paraná até o fim de 2021 

Na segunda-feira (14), o governo do Paraná anunciou que o estado de calamidade pública no estado segue até o final de 2021. Em razão dos efeitos da pandemia que se agravou neste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) encaminhou à Assembleia Legislativa um decreto. De acordo com o documento, ele pede a prorrogação até o dia 31 de dezembro o prazo de vigência do estado de calamidade pública para enfrentamento da pandemia de Covid-19.  

Estado de calamidade pública no Paraná segue 

Entretanto, para ter validade, o documento terá que ser homologado pelo deputado. Pelo atual decreto, que já foi renovado uma vez, no fim de 2020, vence no próximo dia 30.  

Segundo texto, a medida se faz necessária apesar do avanço da vacinação em todo o estado e no país. Mas com a prorrogação do estado de calamidade pública no Paraná terá mais gancho para o enfrentamento da pandemia. Além disso, houve um acréscimo no número de infectados e aumento da taxa de ocupação de leitos públicos e privados de Unidade de Terapia Intensiva.  

Questões orçamentárias e administrativas 

Por outro lado, o reconhecimento de estado de calamidade pública flexibiliza questões de ordem política, orçamentária e administrativa. O objetivo é assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias como a Saúde.  

Sendo assim, os investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia. Isso tudo sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Continuação de contratos emergenciais 

Por fim, com a prorrogação também gera a continuidade de vários contratos emergenciais firmados. Neste caso, especialmente o que diz respeito à Secretaria Estadual da saúde (Sesa). A ideia é viabilizar medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia. Estes teriam de ser encerrados com o fim da vigência do estado de calamidade pública no Paraná.  

O decreto estadual passa a vigorar assim que for aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná. 

*Foto: Divulgação/Rodrigo Felix Leal

Postagens relacionadas